Thursday 13 October 2011

The ideal wife


Imagine a wife contest. How do you think should be an ideal wife? Pretty? Industrious? A good cook? How about the sum of all this and much more, like sewing well in a machine and make good cocktails? Why on earth there were contests for wifes? We can understand that a miss contest, for example, is very useful and a delight for both male and female gender. But what is the utility of an another man's wife contest? To know who is the most lucky man of the country? No. The purpose of this contest "is just to honor the image of the portuguese wife and her merits and her know-how". Were portuguese men too focused on foreign women in the 70's? Or this is just an attempt to fix some foreign grooms in the country? Anyway the winner woud go to Jugoslavia to represent Portugal in an European version of the same contest. This charming lady in the pictures above is the 1973's ideal wife, and a perfect example of a woman "who knows her value and who understands that the constant actualization she needs does not invalidate the most important values for any woman: be a Spouse and a Mother". Two town-hall presidents, the general director of turism and the director of the national tv station where in the ceremony in what seems to be a vicious act of pure voyeurism.

Imaginem um concurso de esposas. Como será que devia ser a mulher ideal? Bonita? Zelosa? Boa cozinheira? Que tal tudo isto numa só e ainda mais, como coser bem à máquina e fazer bons cocktails? Porque é que haveria de haver concursos para esposas? Podemos entender a utilidade de um concurso de misses por exemplo, já que deleitam tanto os homens como as mulheres. Mas qual a utilidade de um concurso de mulheres de outros? A de saber quem é o homem mais sortudo (bem-servido) do país? Não. A finalidade deste concurso "é apenas a de prestigiar e de promover a imagem da mulher portuguesa pelos méritos e conhecimentos incontestáveis que possui". Será que os homens dos 70 estavam demasiado interessados em estrangeiras? Ou estava-se a tentar captar alguns noivos estrangeiros para o país? De qualquer forma a vencedora haveria de ir representar Portugal à Jugoslávia numa versão Europeia do mesmo concurso. Esta senhora encantadora das fotos foi a mulher ideal de 1973 e o perfeito exemplo de uma mulher "que tem consciência do que vale e que sabe que a constante actualização a que a vida moderna a obriga não invalida a presença dos valores inalienáveis de que toda a mulher se deve orgulhar: ser Esposa e Mãe". Dois presidentes de câmara, o director geral do turismo e o director da RTP estiveram presentes à cerimónia no que parecia ser um acto depravado de puro voyeurismo.

2 comments:

  1. Não sei se sabes, mas apenas as solteiras podem concorrer a um concurso de misses. Eu sei porque conheço uma cabeça de alho chocho que apesar de muito jovem viu negada a sua candidatura a miss France porque já era casada... isto era provavelmente a vingança das casadas, porque na essência é um concurso igual. Simplesmente, em vez de serem valorizados os atributos físicos - como nos concursos de Miss - eram valorizados os atributos de dona de casa. Para mim, o mais grave e contraditório nisto tudo é que a solteira é uma imagem sexual (e supostamente virgem) enquanto a casada é um objecto assexuado e no entanto supostamente com vida sexual. Ridículo. De qualquer forma, desconhecia este concurso. Fez-me rir à brava! É bem capaz de ser um dos melhores posts deste blog!

    ReplyDelete
  2. Ainda bem que gostaste, a partir daqui pode bem ser só a descambar. Só este ano e a propósito do concurso da Miss Universo fiquei a saber dos requisitos. Mas até faz sentido o não serem casadas, é um concurso de "misses" e não de "missesses". Mas para além disso é necessário que nunca tenham tido filhos , que tenham entre 18 e 25 anos e que nunca tenham posado nuas. Ou seja, se desse eram para ser virgens, mas não havendo cá milagres...

    ReplyDelete